Toda forma de arte revela o que melhor o ser humano tem dentro dele. As emoções afloradas nos guiam para terrenos por vezes esquecidos de nossos sentimentos. A arte exerce a contemplação pelo “belo” que desde a antiguidade havia em forma de observação da natureza e adoração ao Criador. Sendo assim, nós como artistas podemos “criar” obras, espetáculos que encham os olhos dos espectadores e que fatalmente os levem ao fascínio pelo “criador” de tal obra. O estímulo do ego pode então tornar o estigma perfeito: o “artista”.Daí surgem acepções que até mesmo no dicionário já foram inseridas. “Artistas” são distraídos, desligados, sonhadores, não levam nada a sério.
substantivo de dois gêneros
1 aquele que estuda ou se dedica às belas-artes e/ou delas faz profissão
2 aquele que tem o sentimento ou o gosto pelas artes
3 aquele que interpreta papéis em teatro, cinema, televisão ou rádio; ator
4 aquele que é dotado de habilidades ou particularidades físicas especiais e as exibe em circos, feiras etc.
5 aquele que é exímio no desempenho de seu ofício
6 operário ou artesão que trabalha em determinados ofícios; artífice
7 Regionalismo: Brasil. Uso: informal.pessoa que sabe gozar a vida
8 Regionalismo: Brasil. Uso: informal.indivíduo enganador, finório, ou que nada leva a sério
9 Regionalismo: Brasil. Uso: informal.indivíduo distraído, desligado, sonhador
10 Regionalismo: Brasil. Uso: informal.us. como indeterminador de pessoa
Ex.: tem a. aí que ainda não terminou o trabalho
11 que tem o sentimento ou o gosto da arte
12 diz-se de pessoa que tem talento, engenho
13 astuto, artificioso, manhoso
De fato, essa tem sido a tônica dentre grupos de teatro que em meus longos anos de contato com diversos ministérios tenho presenciado. Ainda que sem conhecimento algum de técnicas de teatro, e que por divina capacitação o sujeito apresente uma boa performance em suas atuações, já é de se esperar que no próximo ensaio, ele chegue atrasado, com seu corte novo de cabelo e que falte, evidentemente, nas reuniões de oração do grupo, já que ele não precisa de oração, pois já é detentor do talento que precisa.O Teatro é forma eficaz de Evangelismo, Exortação e Adoração.O exercer ministerial deste manifesto artístico implica em responsabilidades com Deus, com o Próximo e com Nós mesmos.
Com Deus porque seu Dom foi dado por Ele, e você tem a responsabilidade de cumprir.
Com o Próximo porque é o próximo que deve ser o seu Alvo, é ele quem você deve alcançar.
Com Nós mesmos porque devemos ter uma vida consagrada dia-a-dia para com Deus.
Em todos os pontos a posição do “artista” descrito acima está contraditória com os preceitos cristãos. Conforme está escrito:“Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” 1 Pedro 5.5 A soberba é um caráter evidente de satanás. Ele, no passado, intentou igualar-se ao nível de Deus. Portanto, esse comportamento carnal normalmente não se manifesta em pessoas espirituais, pois acredita-se que vivem orando, vigiando e lendo a Bíblia, de maneira prática.
2.Ser cristão é ter atitude, tomar posição na sua sociedade, refletir a imagem de Cristo, é ser e fazer a diferença, ser testemunha-viva. Em nenhuma passagem da bíblia encontramos Jesus cheio de si pelos seus miraculosos feitos, mas ao contrário disto, o víamos sempre humilde, sendo servo. Felipenses 2:7-
3.O Teatro Cristão transcende a arte pelo fato de unir o toque da emoção ao falar do Espírito. Apenas emocionar é algo que artistas de verdade fazem muito melhor do que nós, meros coadjuvantes desta esfera nebulosa. O ministério de teatro funciona quando é entendido que ao entrar em cena, Deus está agindo através de nós, e que nossa vida está sendo usada como um instrumento nas mãos de Deus. Este deve ser o nosso compromisso, ter uma vida apresentada diante do Altar para que Deus possa nos usar sem restrição.
Seja qual for o ministério que Deus tem para cada um, o alvo deverá ser: Alcançar o próximo. Teatro Cristão é para alcançar vidas com a arte, e levá-las a conhecer o amor de Deus e não deve nunca ser uma apresentação vazia das habilidades circenses de um pseudo-ator. Sem humildade não há adoração, sem adoração não há compromisso. O compromisso que nasce da intimidade com Deus requer pureza, santidade e seriedade nas condutas cristãs. Sem vida de santidade não há teatro eficaz, apenas… arte.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela postagem feita!! Deus abençoe!