I - O Mundo Espiritual
≈O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir,
eu vim para que tenham vida e a tenham
com abundância” (Jo.10:10)
Estamos em uma eterna luta contra o nosso arqui-inimigo, Satanás.
Ele tem tentado por séculos arruinar o plano de Deus para a humanidade:
conceder-nos vida em abundância. Não podemos nos deixar enganar quanto
aos métodos desse inimigo feroz e astuto que tenta alcançar vantagens sobre nossas vidas e destruir um número cada vez maior de pessoas. Não devemos falar levianamente acerca do diabo e nem subestimar sua resolução em destruir vidas. Precisamos nos preparar para oferecer-lhe resistência usando as armas que Deus nos deu. Por outro lado, jamais devemos nos esquecer de que Jesus o derrotou na cruz (Hb. 2:14) e que vivemos pela fé, alicerçados nessa vitória gloriosa. Na Bí blia existem diversas passagens que deixam claro que há lutas nas regiões celestiais. Essas lutas travam-se a todo instante e acontecem porque as forças do mal procuram enredar as mentes dos seres humanos, assim como os seus afetos, procurando pôr em perigo as suas almas (I Pe.5:8). Temos presenciado a todo momento a humanidade ser atingida.Todos nós estamos numa batalha, e já que não temos alternativa para fugir dele, precisamos aprender como e onde ela se processa, e quais os tipos de armas e atitudes que deve ter um cristão sincero, que deseja ver o triunfo do Reino de Deus sobre as trevas.
CONTRA QUEM LUTAMOS?
Quem se envolve numa guerra deve procurar conhecer da melhor
maneira possí vel o seu inimigo. Mas quem é ele? Segundo Ezequiel 28:12 a 19 Lúcifer era um querubim da guarda, vivia no Éden com grande glória e foi perfeito até o dia em que se achou iniqüidade nele. Isaí as 14:12 a 15 também descreve essa queda: “Como caí ste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra...” No livro de Apocalipse, capí tulo 12, versículos de 7 a 12, vemos que houve peleja no céu, de onde Satanás e seus anjos foram expulsos, estando, agora, na terra com grande cólera. No momento em que a iniquidade entrou em Lúcifer (Satanás) ele caiu e se corrompeu. O seu pecado foi o orgulho. Em Ezequiel observamosque o seu coração se elevou por causa de sua formosura e corrompeu sua sabedoria por causa de seu resplendor. Com ele caí ram 1/3 dos anjos (Ap. 12:9). Por isso há legiões de espí ritos malignos caí dos, que são seus
auxiliares. O homem tem sido seu principal alvo. Vagam pela terra procurando seres vivos para através deles se exprimirem. Possuem os homens não somente para afastá-los de Deus, mas também para se expressarem no mundo fí sico e propagarem todo tipo de destruição. São entidades espirituais que atuam organizadamente, tendo Satanás como lí der superior.Através deles, Satanás procura simular onipresença, já que este atributo pertence somente a Deus. É um verdadeiro exército organizado, com uma hierarquia copiada das hostes angelicais de Deus. Vejamos em alguns textos como atuam Satanás e seus demônios:
Como ladrão, homicida e destruidor – Jo. 10:10;
Como tentador – I Ts. 3:5; Mt. 4: 1-11;
Como enganador – II Cor. 11:14 –15; I Tm 4:1;
Como leão que ruge – I Pe. 5:8;
Como deus deste século – II Cor. 4: 3-4;
Como aves roubando a semente lançada – Mt. 13: 3,4,19;
Como semeador do joio – Mt 23: 24,25;
Como lobo – Jo. 10:12;
Como passarinheiro, trazendo morte e enfermidade – Sl. 91:3.
Os demônios ainda promovem a incredulidade, aprisionam e corrompem
a mente com vãs filosofias, promovem o ódio e a perseguição dos
crentes, etc. Assim como Deus, Satanás é uma pessoa, mas não tem os atributos de Deus – onipresença, onisciência e onipotência. Ele é o inimigo
declarado de Deus e dos homens. Seu ódio contra a humanidade é extravasado por meio de guerras, destruições, fome, misérias, doenças e toda espécie de maldade. Ele é caluniador, acusador, pai da mentira, etc.
Mas Deus, que tudo vê, tem permitido a Satanás agir para que possa
ser julgado. Como cristãos, temos a autoridade conferida por Jesus para
expulsarmos os demônios. Assim aprendemos que a nossa luta não é contra
as pessoas (sangue e carne), mas contra principados e potestades. Temos
que saber distinguir as pessoas das entidades e espí ritos que estão nelas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela postagem feita!! Deus abençoe!